top of page

Confira as atrações da Mostra Poética da Atitude:
o tempo no corpo, o corpo no tempo

24/10

Viaduto Santa Tereza

Abertura: Às 23h59min – Samba da Meia Noite (BH/MG) - Viaduto Santa Tereza

O Samba da Meia Noite é um grupo de cultura popular, nascido em 2012, formado por percussão, sambadores e sambadeiras que trazem em seus corpos e musicalidades, as heranças, lembranças e vivências ancestrais de uma cultura singular, tendo suas expressões nos batuques, pisadas, chulas e requebrados

29/10

 FUNARTE/MG (Rua Januária, 68 –Centro BH) –GALPÃO 3

13h às 16h
Oficina - As Miçangas - Uma vivência de dança afro, capoeira Angola e percussão com a coreógrafa e mestra Marilene (BH/MG)

A oficina tem o proposito de criação coletiva expressões corporais que dialogam com as emoções e ancestralidades. Inspiradas minúsculas partículas das miçangas, as pessoas farão movimentos, dança e ritmos de forma coletiva para fortalecimento das individualidades e identidades étnico racial.

17h30
Sofá Azul com Evandro Nunes (BH/MG)

O Sofá Azul com Evandro Nunes é websérie traz a possibilidade da gente falar das nossas memórias, sonhos e outras tantas motivações; dizer sobre aquela pessoa que nos inspira; dá boas risadas ou enxugar nossas lágrimas; comentar das músicas e artistas que gostamos ou ler aquele poema que nos atravessa; dividir a palavra/mantra que nos acompanha; e tudo isso de uma forma descontraída sentadas no aconchego do Sofá Azul.

19h30
Ensaio VII: o canto da boca – Cena com Michele Bernardino (BH/MG)

O canto da boca ela canta. Ela canta um canto profundo. Ela canta um canto profundo cheio de silêncio. Ela canta um canto profundo cheio de silêncio e memórias. O canto dela é um canto profundo. Seu canto profundo é "tecnologia ancestral de produção de infinitos"

20h
Prelúdio a Ismael Ivo – Cena/espetáculo com Evandro Nunes e performer convidado (BH/MG)

A cena poética visual é resultado de um intenso processo de pesquisa sobre a trajetória de Ivo, artista fundamental para as artes e que fez carreira internacional residindo e construindo seu trabalho por mais de três décadas entre os Estados Unidos e a Europa, e das investigações de Anderson Feliciano e Evandro Nunes sobre a cena negra contemporânea.
Engana-se quem acredita que a intenção é recriar, interpretar ou representar as obras de Ismael Ivo. Concebida numa perspectiva espiralar, a proposta fabula uma paisagem onde as memórias dos 30 anos de trajetória de Evandro Nunes relacionadas com elementos da poética de Ivo convertem-se numa mágica celebração da vida e da arte ou da vidarte.

20h40
Roda de Conversa no Sofá Azul com Evandro Nunes e Michelle Bernardino, mediada por Elaine d’Carmo.

30/10

 FUNARTE/MG (Rua Januária, 68 –Centro BH) –GALPÃO 3

19h

Intervenção Poética: Pra você e outros amores (BH/MG)

Um homem. Uma cadeira. Uma rosa. A cena-performance, concebida e encenada por Evandro Nunes, nos instiga a pensar o afeto, a solidão e as várias formas de se ver o amor. Um homem. Uma cadeira. Uma rosa. Uma pergunta multiplicada: o que é o amor? Um homem. Uma cadeira. Uma rosa.

19h30
Espetáculo - SAMPLE: é que nem cortar quiabo. Bruno de Jesus (SSA/BA)

Quais danças dos nossos mais velhos compõem nossas camadas de memórias? SAMPLE: é que nem cortar quiabo reverência artistas das danças negras da Bahia, como Mestre King e Nadir Nóbrega, para identificar e seguir rastros, ao mesmo tempo em que se transforma em outras danças. Samplear essas danças é dançar a sua dança memória.
É criar a partir de um jeito de corpo, um modo de entender memória como camadas entre o tempo. Cortar quiabo para nutrir e fortalecer o desejo que move danças, move sons, vibra na pele.
Alimento do orixá Xangô e Oyá, que aquece a dança do agora. Um solo livremente inspirado no maculelê, dança dos Orixás e interação sonora com o público, que constrói, junto ao artista, inúmeras paisagens.

20h30
Roda de Conversa no Sofá Azul com Evandro Nunes e Bruno de Jesus Gio de Oliveria

20h40
Roda de Conversa no Sofá Azul com Evandro Nunes e Michelle Bernardino, mediada por Elaine d’Carmo.

02/11

 FUNARTE/MG (Rua Januária, 68 –Centro BH) –GALPÃO 3

13h

Oficina – Brinquedos e Brincadeiras – com Anair Patricia

A oficina Brinquedos e brincadeiras possibilita a crianças de 8 a 12 anos o contato com o universo teatral, por meio de brincadeiras populares e jogos cênicos que estimulem corpo, voz, criatividade e imaginação.

17h
Espetáculo - Griô: tambores, princesas e baobás, Grupo Ajayô Teatro Em Pé (OP/MG)

Anansi, a aranha, deseja possuir as mais belas histórias para contá-las à humanidade. Mas antes, uma grande aventura a espera. Com inteligência e astúcia, ela desce a Terra para cumprir o desafio dado por Nyame, o Iluminado, mas o tempo está correndo. Entre pendengas, kizumbas e mandingas, será que Anansi conseguirá?

20h40
Roda de Conversa no Sofá Azul com Evandro Nunes e Michelle Bernardino, mediada por Elaine d’Carmo.

Footer.PNG
bottom of page